JORNAL CENECISTA 25/03/2020 - Rádio Cenecista FM 89.9 - Site oficial
RÁDIO CENECISTA FM 89.9 - A PRIMEIRA DE PICUÍ, A PRIMEIRA DA REGIÃO

Anuncio No Post



JORNAL CENECISTA 25/03/2020

Compartilhar
- Os Secretários de Saúde do Nordeste se manifestaram através de uma carta repudiando o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, na noite desta terça-feira (24). Na carta, os secretários afirmaram que assistiram o pronunciamento estarrecidos após o presidente pedir reabertura do comércio e escolas e fim do 'confinamento'. Ainda no pronunciamento, Bolsonaro disse  que o grupo de risco é o das pessoas acima de 60 anos, "então, por que fechar escolas?". O presidente também voltou a chamar a epidemia de "gripezinha" e afirmou que o coronavírus "brevemente passará" e afirmou que a vida "tem que continuar".

O governador da Paraíba, João Azevêdo, usou o Twitter, na manhã desta quarta-feira (25), para anunciar que todas as medidas visando a proteção da população do Estado, contidas no Plano de Contingenciamento elaborado pela Secretaria da Saúde, continuarão sendo implantadas. "A Organização Mundial da Saúde recomendou a todos os países atingidos pelo Covid-19 que adotem medidas de isolamento social como única forma de evitar um colapso do sistema de saúde e a morte de muitas pessoas. Vamos em frente, venceremos mais esta batalha", disse o governador. Com isso, o governador deixou claro que não vai levar em consideração o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, que, na noite dessa terça-feira (24), pediu a reabertura do comércio e o fim do confinamento.

O município de São José do Bonfim passou a ter um 'Big Brother' para controlar a circulação de pessoas nas ruas durante a pandemia de coronavírus, a partir desta terça-feira (24). A medida é para manter o isolamento social necessário para evitar a transmissão do Covid-19. São menos de 4 mil habitantes no município que serão monitorados por nove câmeras. Serão 15 horas por dia de operação.

O terceiro caso de Covid-19 na Paraíba, doença causada pelo novo coronavírus, foi confirmado na manhã desta terça-feira (24) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Trata-se de uma mulher, de 31 anos, residente em João Pessoa com histórico de viagem para São Paulo, retornando a João Pessoa no dia 14 de março. Ao apresentar os sintomas, ela entrou em contato com a SES pelo Plantão de Dúvidas (telefone 99146-9790), sendo realizada a coleta. “A paciente segue em isolamento domiciliar, sendo monitorada pela vigilância municipal [da Capital]”, informou a Pasta.


Gargalheiras está com 19% do volume - Foto: Ascom Caern/Divulgação
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informou nesta segunda-feira (23) que as cidades de Acari e Currais Novos, no Seridó potiguar, saíram da situação de rodízio no abastecimento de água e entraram na normalidade. Segundo a Caern, isso se deve à recuperação hídrica dos açudes Gargalheiras (em Acari) e Dourado (em Currais Novos) com as chuvas desse início de ano. De acordo com o último boletim divulgado pelo Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), em 19 de março, o Gargalheiras está com 19% de volume, enquanto o Dourado atingiu os 100% e sangrou no início do mês.

- Na manhã desta segunda-feira (23), o vereador Aldemir Macedo (Avante) protocolou junto a Prefeitura de Picuí, o Ofício n° 014/2020, de 20 de março do corrente ano, solicitando que providências urgentes fossem tomadas por parte da atual gestão, no sentido de que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a qual está situada no Bairro Limeira, venha ser aberta e posta em pleno funcionamento. Segundo o parlamentar, o pedido foi feito mais uma vez, em virtude da pandemia do coronavírus enfrentada em todo país.

Açude Epitácio Pessoa em Boqueirão
(Foto: Chico Martins/Jornal Correio)
O açude Epitácio Pessoa, localizado na cidade de Boqueirão, Cariri do estado, registrou 57,94% de volume nesta segunda-feira (23), o que equivale a 270,32 milhões de metros cúbicos de água (m³). O reservatório é responsável pelo abastecimento de Campina Grande e cidades próximas. Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), o reservatório recebeu grandes recargas de água após as chuvas dos últimos dias que chegaram até os mananciais localizados no Cariri paraibano e seguiram para o açude de Boqueirão.

- A Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) prorrogaram por 90 dias o prazo de validade das Certidões Negativas de Débitos (CND) e das Certidões Positivas com Efeitos de Negativas (CNEND), ambas relativas a créditos tributários federais e Dívida Ativa da União.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai disponibilizar 84 laboratórios da rede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), dos laboratórios federais de Defesa Agropecuária (LFDAs) e da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac) para ajudar na análise de testes do novo coronavírus. Os laboratórios estão em 19 estados e 27 cidades e há um total de 108 profissionais aptos a operar equipamentos e ensaios. 

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (25), para informar que as medidas de restrição adotadas na capital paraibana estão mantidas, seguindo a ciência, a Organização Mundial de Saúde (OMS), além da experiência de outros países no enfrentamento à pandemia.  O comentário veio após o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, na noite dessa terça-feira (24), que disse que as pessoas deveriam voltar a normalidade, abandonando o isolamento social proposto nos últimos dias.

O Governo do RN iniciará o pagamento do mês de março já nesta quinta-feira (26), antecipando em até cinco dias a última parcela da folha salarial deste mês para aposentados e pensionistas. A intenção é evitar aglomeração nas agências bancárias. Todos os pensionistas e inativos da administração indireta serão os primeiros a receber, com depósito dos salários nesta quinta-feira (26).
Na sexta (27) é a vez dos inativos da administração direta, além dos alunos soldados da Polícia Militar. Os ativos das administrações direta e indireta receberão normalmente de acordo com o calendário de pagamentos estipulado no início do ano, com salários depositados nesta terça-feira (31).

Será reduzido em 15% o preço da gasolina nas refinarias a partir desta quarta-feira. Em relação ao óleo diesel, não haverá alteração. A decisão vem na esteira da forte desvalorização que o petróleo vem apresentando no mercado internacional. No início do ano, ele era negociado a US$ 66,36. Na última segunda, fechou a 27,59. No ano, a desvalorização é de 58,7%.

- As agências da Caixa Econômica passam a funcionar em horário diferenciado, das 10h às 14h, e restrito apenas aos casos que não podem ser tratados pelo atendimento telefônico ou pelos aplicativos do banco para celular e demais serviços digitais. Segundo a Caixa, a medida reforça as ações para melhorar a segurança de todos os clientes, colaboradores e parceiros da Caixa no contexto da pandemia de COVID-19. O banco manterá a abertura antecipada em uma hora de 1.619 agências, exclusivamente para os atendimentos de clientes de grupo de risco. A Caixa orienta seus clientes a acessarem os serviços do banco por meio dos canais digitais e de telesserviço.

Nenhum comentário:

Anuncio No Post