JORNAL CENECISTA 31/03/2020

JORNAL CENECISTA 31/03/2020

- O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, afirmou que o governo federal pretende agilizar o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 aos trabalhadores informais, autônomos e sem renda fixa durante a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. A medida teve a votação concluída no Senado nesta segunda-feira e agora seguirá para a sanção presidencial. O pagamento será efetuado ao longo de três meses.

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (31) o mais recente balanço nacional sobre os casos de Covid-19, doença causada pelo coronavírus Sars-Cov-2. Os principais dados são:
  • 165 mortes
  • 4.661 casos confirmados

- O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou nesta segunda-feira (30) um pedido de afastamento de Jair Bolsonaro à procuradoria-geral da República. Marco Aurélio é o relator da notícia-crime protocolada na semana passada pelo deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), que acusa Bolsonaro dos crimes de omissão e difusão do coronavírus. O documento lista uma série de episódios em que o presidente minimizou o surto da Covid-19 – detalhando uma série de adjetivações usadas pelo ex-capitão – e aponta que ele “incentivou ostensivamente o descumprimento das medidas de isolamento recomendadas pela Organização Mundial da Saúde e pelo próprio poder executivo”.

A governadora Fátima Bezerra afirmou que publicará um novo decreto sobre a suspensão das aulas nas redes pública e privada do Rio Grande do Norte. De acordo com a postagem feita em seu twitter, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus se reunirá nesta semana para debater o assunto. As aulas estão suspensas desde o dia 18 de março, quando a governadora publicou o decreto para a paralisação das atividades escolares no Estado.

A arquidiocese da Paraíba e as dioceses de Campina Grande, Guarabira e Patos anunciaram que as celebrações da Semana Santa 2020 acontecem sem a participação dos fiéis. A medida foi tomada para evitar aglomerações de pessoas e possíveis novos casos de infecção pelo coronavírus na Paraíba De acordo com a Arquidiocese, na capital paraibana, as missas serão celebradas sem público e serão transmitidas pela internet. Já as procissões de Ramos no domingo (5), e do Senhor Morto, na sexta-feira (10), não vão acontecer.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa divulgou, nesta terça-feira (31), medidas para evitar a disseminação do novo coronavírus em velórios e enterros. Nos cemitérios públicos municipais, velórios foram suspensos e enterros só poderão ser realizados das 9h às 16h. Ainda de acordo com o novo protocolo, ficam suspensos os velórios de pessoas falecidas devido à Covid-19, uma vez que há risco de transmissão para familiares e amigos. Nestes casos, o sepultamento deverá ser imediato. A Paraíba ainda não tem confirmações de óbitos pelo novo coronavírus.


- Caminhoneiros e portuários serão o próximo foco da campanha de vacinação contra a gripe em todo o país, assim que a agenda para idosos e profissionais de saúde for encerrada, conforme anunciou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, durante coletiva de imprensa com ministros do Estado. O ministro falou da campanha do Serviço Social do Transporte/ Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) com 130 postos de atendimento a caminhoneiros em rodovias de todo o país com orientações e a entrega de produtos de higiene e alimentação aos profissionais e disse que a vacinação dos caminhoneiros contará com a mesma logística.

O governador João Azevêdo (Cidadania) anunciou, nesta segunda-feira (30), durante o programa semanal ‘Fala Governador’, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, a instalação de um Hospital de Campanha, que será montado no estacionamento do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, Região Metropolitana de João Pessoa. Ele ainda anunciou um pacote econômico social para ajudar quem está sofrendo prejuízos financeiros com a quarentena por causa do novo coronavírus.

- Uma professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte-UERN é um dos casos do novo coronavírus em Mossoró. Ela participou de uma reunião com o docente Luiz di Sousa, primeira vítima do Covid-19. Luiz tinha histórico de diabetes. Por possui problema crônico de saúde, a professora encontra-se internada, informação confirmada pela UERN.

 - A Prefeitura Municipal de João Pessoa divulgou, nesta terça-feira (31), medidas para evitar a disseminação do novo coronavírus em velórios e enterros. Nos cemitérios públicos municipais, velórios foram suspensos e enterros só poderão ser realizados das 9h às 16h.Ainda de acordo com o novo protocolo, ficam suspensos os velórios de pessoas falecidas devido à Covid-19, uma vez que há risco de transmissão para familiares e amigos. Nestes casos, o sepultamento deverá ser imediato. A Paraíba ainda não tem confirmações de óbitos pelo novo coronavírus.

A Petrobras informou que está reforçando o abastecimento do gás liquefeito de petróleo (GLP), através de compras adicionais já efetuadas dentro do seu programa de importação. As importações adicionais se somarão às produções atuais das refinarias da região Sudeste, com a chegada de três navios no porto de Santos, o primeiro foi segunda-feira (30) e os outros dois, nos dias 6 e 10 de abril.

- Os produtores agropecuários não serão cobrados pelas declarações de comprovação em caso de atraso no calendário de vacinação contra febre aftosa do rebanho bovino e bubalino no primeiro semestre. A orientação foi anunciada pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), na sexta-feira (27), e repassada às superintendências Federais de Agricultura nos estados e a todos serviços ligados à vigilância agropecuária.

- A barragem Zumbi, localizada no município de Arcoverde, no Agreste do estado, rompeu na noite do último domingo (29) e atingiu os municípios de Águas Belas, em Pernambuco e de Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas. De acordo com a Defesa Civil de Pernambuco, o impacto e o número de vítimas afetadas ainda não foram contabilizados. A estrutura de 50 metros entrou em colapso após a forte chuva na região, fazendo com que o volume de água da barragem fosse ao encontro do Rio Ipanema, localizado no Sertão de Alagoas e na divisa de Pernambuco.

O Grupo Globo emitiu nota de pesar pela morte de Mateus Zerbone Carlos, filho de Eduardo Carlos, diretor-presidente da TV Cabo Branco e de toda a Rede Paraíba de Comunicação. Mateus morreu com suspeita de infecção por coronavírus, nesta segunda-feira (30), em João Pessoa. Ele estava internado no Hospital Clementino Fraga, na Capital, e tinha asma. Havia sido entubado na sexta-feira (27). O publicitário de 34 anos estava na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com pneumonia. A Secretaria de Estado da Saúde aguarda resultado do teste para saber se a morte foi causada pelo Covid-19.

- O diretor-executivo da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan, afirmou nesta segunda-feira (30) que a transmissão do novo coronavírus em várias partes do mundo está "passando das ruas" para "dentro das famílias". A entidade reforçou a necessidade de isolamento social de toda a comunidade e da realização de testes para todos os casos suspeitos. Ryan alertou que é preciso frear a velocidade das novas infecções "isolando e testando cada suspeito, e colocando em quarentena todos os casos". Segundo ele, também é necessário que todos aqueles que tiveram contato com os infectados fiquem em quarentena em casa.

0 Comments: