PLANTÃO CENECISTA 01/04/2020 - Rádio Cenecista FM 89.9 - Site oficial
RÁDIO CENECISTA FM 89.9 - A PRIMEIRA DE PICUÍ, A PRIMEIRA DA REGIÃO

Anuncio No Post



PLANTÃO CENECISTA 01/04/2020

Compartilhar
Os trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro que aderiram ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) podem ter acesso ao dinheiro a partir de hoje (1º). Essa modalidade permite a retirada de parte do saldo de qualquer conta ativa ou inativa do fundo a cada ano, no mês de aniversário, em troca de não receber parte do que tem direito em caso de demissão sem justa causa. O dinheiro poderá ser retirado até 30 de junho. O valor a ser liberado varia conforme o saldo de cada conta em nome do trabalhador.

Foto: Reprodução 
Matheus Aciole tinha 23 anos
- A Secretaria Estadual de Saúde Pública – Sesap confirmou que a morte de Matheus Aciole, de 23 anos, no Hospital Antônio Prudente, no fim da tarde dessa terça-feira (31) foi por causa do coronavírus. É o primeiro óbito causado pelo vírus na capital potiguar.

Ele é o segundo óbito no Rio Grande do Norte provocado pela Covid-19. O primeiro foi o professor universitário Luiz Di Souza (61 anos), em Mossoró.

A Secretaria de Saúde do estado e do município em nota conjunta confirmaram a informação.

A Prefeitura Municipal de Nova Palmeira efetuou nesta terça-feira (31), o pagamento da folha salarial do mês de março de 2020 aos servidores municipais, mantendo dessa forma, a folha atualizada pelo 39º mês consecutivo. “Eu e minha equipe conseguimos honrar o nosso compromisso com o funcionalismo público, que é realizar o pagamento dentro do mês de trabalho. Assim, nossa gestão está com o salário dos nossos servidores rigorosamente em dia. Estamos no quarto ano mantendo o nosso compromisso. E vamos continuar assim, com fé em Deus”, disse o prefeito Aílton. São 580 mil reais injetados somente na folha dos servidores ativos

- A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (31) proposta que autoriza estados e municípios a usarem saldos de repasses de anos anteriores do Ministério da Saúde em serviços de saúde diversos dos previstos originalmente. A matéria segue para sanção do presidente da República. A medida é uma das ações do Congresso em apoio ao combate à pandemia de coronavírus e os recursos poderão ser usados apenas enquanto durar o estado de calamidade pública.


Foto: Assessoria
O vereador Aldemir Macêdo (Avante) recebeu na última segunda-feira (30), em Picuí, município localizado na região do Seridó paraibano, os engenheiros da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (CAGEPA), onde na oportunidade visitaram a casa de bombas do açude Caraibeiras, onde foi realizado uma vistoria no local, bem como na adutora do manancial e na estação de tratamento de água.

- O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira (31) as regras para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Nesta edição, a prova será aplicada nas versões impressa e digital. Em meio às incertezas acerca da pandemia do novo coronavírus, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, escreveu em uma rede social que “Vai ter Enem!” e afirmou que os estudantes devem continuar se preparando para o exame.

A Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (1º) um prêmio estimado em R$ 4,8 milhões, acumulado a dois concursos. As seis dezenas do concurso 2.248 serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo.

Em publicação na tarde de hoje (31) no Twitter, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a suspensão do reajuste de preço de todos os medicamentos por 60 dias. A medida foi tomada em decorrência da crise causada pela expansão dos casos de coronavírus (covid-19) no Brasil. O balanço divulgado hoje pelo governo federal mostra que o país tem 5.717 casos confirmados da doença  O presidente destacou que a medida foi tomada "em comum acordo com a indústria farmacêutica".

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte prorrogou a suspensão das suas atividades até o dia 30 de abril, devido ao crescimento nos números do coronavírus no estado. A decisão foi divulgada na segunda-feira (30), pelo presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). Na primeira ocasião, tinham sido paralisadas por 15 dias todas as sessões ordinárias e de todas as atividades parlamentares, além do fechamento do atendimento ao público externo em razão do coronavírus.

A TV Globo perguntou à Organização Mundial de Saúde se as palavras de ontem do diretor-geral da Organização, Tedros Adhanom, podem justificar a afirmação do presidente Jair Bolsonaro de que, para o diretor da OMS, “os informais têm que trabalhar”. A OMS respondeu que o diretor-geral não disse ser contra as medidas de isolamento. Segundo a organização, ele afirmou que as pessoas que perderam renda por causa da Covid-19 precisam receber apoio.

Foto: Reprodução
Danilo tinha 31 anos
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou na tarde desta terça-feira (31) o primeiro óbito confirmado na Paraíba pelo novo coronavírus, causador da Covid-19. De acordo com a nota do órgão, a vítima foi o empresário Danilo, de 36 anos, residente do município de Patos e que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, e tinha histórico de diabetes. A SES também emitiu pesar pelo falecimento de Danilo, se solidarizando com a família. “A Secretaria de Estado da Saúde se solidariza com a família neste momento de dor e pesar”, diz a nota.

Um grupo de 3 mil pescadores artesanais do Rio Grande do Norte cobra o pagamento do seguro-defeso da lagosta, que deveria ter sido iniciado em 5 de janeiro deste ano. O acordo era de que o pagamento fosse feito em cinco parcelas – de janeiro a maio. No entanto, segundo a categoria, até o momento nenhum recurso foi depositado nas contas dos pescadores. O seguro defeso é um benefício pago a pescadores profissionais impossibilitados de desenvolver suas atividades durante o período de reprodução das espécies, quando a pesca é proibida.

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou no início da noite desta terça-feira (31), os novos números dos casos de covid-19 na Paraíba. De acordo com os dados divulgados através do perfil oficial da Secretaria de Estado da Saúde, foram confirmados 19 casos do novo coronavírus. O 19º caso foi identificado como um homem de 32 anos de idade, morador de João Pessoa. Ele segue em isolamento domiciliar acompanhado pela vigilância municipal. Um óbito foi confirmado  O total de casos descartados após testes é de 407.

- Após a aprovação de um auxílio emergencial para os trabalhadores informais, o governo tenta agora centrar seus esforços na aprovação de medidas para auxiliar empregados com carteira assinada durante a crise do novo coronavírus. A equipe econômica já acertou que trabalhadores domésticos formalizados terão acesso ao seguro-desemprego se tiverem contrato suspenso ou redução de jornada e salários. Em outra frente, o governo calcula que pode liberar cerca de R$ 1 mil por conta na nova rodada de saques do FGTS.

O presidente Jair Bolsonaro baixou o tom em seu discurso sobre o novo coronavírus, em pronunciamento em rede nacional de televisão e rádio exibido na noite desta terça-feira, mas voltou a distorcer o discurso do diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom, como já havia feito em entrevista na manhã desta terça, para alegar que, agora, até a entidade internacional estaria defendendo o retorno ao trabalho — o que a própria OMS já desmentiu. A OMS e o próprio diretor-geral vieram à público para reafirmarem a importância do isolamento social e cobrar políticas sociais de proteção econômica aos que não podem trabalhar neste período.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) suspendeu, por tempo indeterminado, o calendário universitário 2020, previsto para ter início no próximo dia 6 de abril. A decisão ocorreu durante reunião realizada por videoconferência, nesta terça-feira (31), conduzida pela reitora em exercício, Fátima Raquel e com participação de pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas, representante do Fórum dos Chefes de Departamento, e o Diretório Central dos Estudantes.

Nenhum comentário:

Anuncio No Post