PLANTÃO JORNAL CENECISTA 18/04/2020

PLANTÃO JORNAL CENECISTA 18/04/2020

- O ministro da Educação, Abraham Weintraub, confirmou durante live em uma rede social, a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na versão imprensa, com prova prevista para os dias 1º e 8 de novembro. Segundo ele, até lá, a quarentena já terá passado e não há motivo para o adiamento do exame. "Vai ter Enem, essa quarentena vai acabar em breve, eu acredito", afirmou. "A crise já vai ter passado". Pela primeira vez, o Enem terá também aplicação de provas digitais, em fase experimental. De acordo com o ministro, a prova digital será realizada por cerca de 100 mil voluntários. A data dessas provas está prevista para os dias 22 e 29 de novembro. Os interessados em fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 têm até as 23h59 desta sexta-feira (17), para pedir a isenção de pagamento da taxa de inscrição. A solicitação é feita, exclusivamente, por meio da plataforma virtual Página do Participante, dentro do site do Enem. O procedimento não garante a participação no exame. As inscrições devem ser realizadas de 11 a 22 de maio. 

A Prefeitura Municipal de Picuí,  decreta ponto facultativo nas repartições públicas municipais na próxima segunda-feira (20/04), em virtude do feriado de Tiradentes ocorrer na terça-feira (21/04), considerando a rara busca por serviços públicos durante esse período.  Decreto n 572/2020, de 17 de abril de 2020, que estabelece o ponto facultativo na próxima segunda-feira, dia 20 de abril.

- A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Palmeira, através dos Agentes de Combate à Endemias (ACEs), realizou na manhã desta sexta-feira (17), a desinfecção de algumas repartições da cidade. O objetivo é auxiliar no combate ao Covid-19. De acordo com a secretaria Maíra Macedo, “com todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, os agentes irão continuar com este tipo de ação nos mais diversos estabelecimentos do município, que seguirá um cronograma previamente organizado”.

De acordo com informações da vigilância epidemiológica de Picuí, até o momento no município existem 132 casos de pessoas que estão cumprindo isolamento domiciliar com monitoramento das Equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESFs). Cerca de 15 pessoas estão com casos sintomáticos respiratórios (síndrome gripal) que são tosse, febre e dor de garganta e foram registrados pelas equipes. Picuí segue sem casos confirmados ou descartados do coronavírus desde que a plataforma começou a ser alimentada.

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 7h deste sábado (18), 34.221 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, com 2.171 mortes.
São Paulo tem quase 1 mil mortos pela doença e o Rio de Janeiro contabiliza 341 mortes. Minas Gerais tem 35 mortes e o Espírito Santo, 28. O Rio Grande do Sul tem 24 mortes, Santa Catarina tem 31 e o Paraná, 44. Ceará chegou a 155 fatalidades, Amazonas tem 145 e Maranhão tem 44. No início da tarde, Pernambuco confirmou 2.006 casos e 186 mortes no estado. O Rio Grande do Norte chegou a 463 contaminados e 23 mortes. Durante a manhã, a Bahia e Minas Gerais passaram dos mil casos, com 36 e 35 mortes respectivamente. No estado baiano,154 casos são de profissionais de saúde. O Ceará alcançou 149 mortes em consequência da Covid-19, e o número de pessoas diagnosticadas soma 2.684. No Distrito Federal, o número de casos subiu a 754, mas não houve acréscimo às 20 mortes. O Amapá chega a 470 casos e mantém o número de 10 mortes. No início da madrugada, o Pará confirmou mais cinco mortes de pacientes infectados e registra até o momento 26 óbitos por Covid-19. São 557 casos confirmados no estado. O balanço mais recente do Ministério da Saúde, divulgado nesta sexta-feira (17), aponta 33.682 casos confirmados e 2.141 mortes.
Profissionais da saúde afastados .O Brasil registrava ao menos 30 mortes de profissionais de enfermagem causadas pela Covid-19 até esta quarta-feira (15), de acordo com balanço d o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O levantamento retrata o impacto das infecções do novo coronavírus entre enfermeiros, técnicos e assistentes. Outros 4 mil profissionais estão afastados pela doença, sendo 552 com diagnóstico confirmado e mais de 3,5 mil em investigação. Ao todo, já são mais de 4,8 mil denúncias por falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) para trabalhar, de acordo com o Cofen (Cofen).

A Justiça da Paraíba negou a liminar e autorizou a abertura parcial do comércio no município de Soledade. A decisão foi do  juiz Philippe Guimarães Padilha Vilar, respondendo pela Vara Única da Comarca de Soledade, nesta sexta-feira (17).
O pedido de tutela de urgência antecipada foi proposto pelo Ministério Público da Paraíba, visando suspender os efeitos do Decreto Municipal nº 024/2020, que autoriza a abertura parcial dos estabelecimentos comerciais no Município de Soledade. A decisão foi proferida nos autos da Ação Civil Pública.


O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), vinculado à Rede Ebserh desmentiu nesta sexta-feira (17), sobre um áudio que circula nas redes sociais falando sobre casos de Covid-19 na unidade de saúde. No áudio, uma pessoa se passa por plantonista do local e afirma que no HU há sete crianças em estado “gravíssimo” aguardando a contraprova para confirmação de Covid-19. Em nota, o HU informa que conforme boletim interno divulgado às 18h, há apenas uma criança internada na Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP), com suspeita de Covid-19. Ainda segundo eles, a criança está clinicamente estável.

Em sua primeira entrevista a um veículo de comunicação da América Latina desde que iniciou os testes da vacina contra a Covid-19, Paul Stoffels se mostra otimista com o avanço do processo. O médico belga Paul Stoffels, vice-presidente do Comitê Executivo e Chief Scientific Officer da Johnson & Johnson afirmou, em entrevista ao NeoFeed, que as primeiras doses da vacina contra covid-19 devem estar disponíveis em caráter de urgência entre janeiro e fevereiro de 2021.


Com um plano de contingência, a Câmara Municipal de Picuí, Seridó paraibano, vai acompanhar de perto os gastos da gestão municipal no combate ao novo coronavírus. Os parlamentares também apresentarão sugestões de ações emergenciais ao prefeito Olivânio Remígio (PT). Na noite desta quinta-feira (16), o deputado estadual Buba Germano (PSB), líder político da bancada de oposição, apresentou o plano com sugestões dos vereadores. O socialista destacou que o modelo de fiscalização, por meio de uma câmara, é pioneiro na Paraíba. “Neste plano, foram levantadas várias questões que precisam ser melhoradas e executadas para beneficiar nossa população. Estamos fazendo o nosso papel”, destacou a vereadora Ednalva Dantas. De acordo com o presidente da Câmara, vereador Vidal de Negreiros, uma sessão extraordinária será realizada neste sábado (18/04/2020) para votar as propostas.

A Caixa Econômica Federal segue com o calendário de pagamentos do auxílio emergencial de R$ 600. Neste sábado (18), serão creditados os pagamentos para 1.420.466 pessoas inscritas via aplicativo e site, que têm contas em bancos que não sejam a própria CEF. Até as 10h de sexta-feira, já haviam sido pagos R$ 11,36 bilhões para 16,6 milhões de brasileiros. Entre os que já receberam a primeira parcela do benefício, estão 9,29 milhões de inscritos Cadastro Único que não recebem Bolsa Família; 3,85 milhões de beneficiários do Bolsa Família; e 3,44 milhões de cadastrados via aplicativo e site que já tinham conta poupança na Caixa.

O comércio de Campina Grande vai continuar fechado até 3 de maio, mesma data estipulada pelo Governo do Estado para prazo de continuidade das medidas de isolamento social. O novo decreto estadual foi publicado nesta sexta-fera (17), no Diário Oficial do Estado do dia 18. Após polêmicas e discussões, o prefeito Romero Rodrigues (PSD) acatou a recomendação conjunta dos Ministérios Públicos do Estado, Federal e do Trabalho.

0 Comments: