Morreu Lucineia natural de Picuí  e morava em Soledade vítima da Covid-19 e outras notícias

Morreu Lucineia natural de Picuí e morava em Soledade vítima da Covid-19 e outras notícias

O Senado aprovou nesta quinta (18) o Projeto de Lei (PL) 1.328/2020, que suspende as parcelas de empréstimo de crédito consignado – com desconto em folha de pagamento – por quatro meses. O projeto tem a intenção de minimizar as perdas salariais durante a crise gerada pela pandemia de covid-19. O projeto segue para a Câmara dos Deputados.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1309880&o=node A lei visa beneficiar, principalmente, os aposentados e pensionistas, além de servidores públicos ativos cujos filhos perderam o emprego ou tiveram o salário reduzido e têm sido ajudados pelos pais durante a crise.

Entra em vigor neste sábado (20) o novo decreto emitido pela Arquidiocese da Paraíba autorizando o retorno gradual das atividades religiosas com a presença dos fieis. Na decisão do Arcebispo, além das Missas, estão permitidas as realizações de batizados, casamentos, confissões, exéquias e unção dos enfermos, sempre respeitando as normas recomendadas pelas autoridades sanitárias e de saúde. As igrejas, durante as celebrações, não poderão ultrapassar o limite de 30% da capacidade total. Além disso, todas deverão oferecer álcool em gel nas entradas, além de marcações nos bancos e no piso, alertando sobre o distanciamento entre as pessoas. Aos fieis, caberá a obrigatoriedade de uso de máscara, não promover aglomeração ou “aperto de mãos” em qualquer momento e respeitar o limite da capacidade estabelecida. Caberá às paróquias determinarem a forma de organizar os fieis no acesso às celebrações. O novo decreto entra em vigor no próximo dia 20 de junho.

O Senado realizará na segunda-feira (22) uma sessão de debates sobre o adiamento das eleições municipais. Essa é a segunda sessão utilizada exclusivamente para esse fim. A primeira ocorreu ontem. Especialistas da área médica estimam um achatamento da curva de contaminação apenas no mês de setembro. O primeiro turno das eleições está marcado para 4 de outubro.

Foto: Reprodução 
Lucineia
Morreu na madrugada desta quinta-feira (18) no Hospital Municipal Pedro I, em Campina Grande, uma mulher oriunda da cidade de Soledade, de nome Lucineia, vítima da Covid-19. 


Segundo apurou a reportagem, Lucineia estava internada para se recuperar da contaminação por Coronavírus.

No entanto, ela não resistiu e faleceu nesta madrugada, sendo a primeira vítima da Covid-19 em Soledade. Lucineia era natural de Picui.



- Menos de 40% das redes de ensino municipais qualificaram ou estão dando formação aos seus professores para lecionar durante a pandemia de covid-19, com recursos de educação a distância - 61% das redes informam que não ofereceram qualquer treinamento.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1309889&o=node Apesar da falta de capacitação, 82% das redes municipais ouvidas têm alguma estratégia para aula ou oferta de conteúdos pedagógicos a distância durante a  pandemia.No caso das redes estaduais, todas estão mantendo atividades não presenciais. A Base Nacional Comum Curricular é a principal referência (93%) para a elaboração dessas atividades. Os dados constam da pesquisa A educação não pode esperar, elaborada pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), uma associação civil criada pelos tribunais de Contas do Brasil.

- A Caixa Econômica Federal (CEF) paga nesta sexta-feira (19) a terceira parcela do Auxílio Emergencial para 1,9 milhão beneficiários do Bolsa Família qualificados no programa, cujo número do NIS termina em 3. Os pagamentos para esse grupo são feitos da mesma forma que o Bolsa.

- O Sindicato dos Trabalhadores e Transportadores Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro) afirmou que motoristas de ônibus farão greve por tempo indeterminado, mas adiou o início. Inicialmente, a greve começaria nesta sexta-feira (19), mas agora deve começar apenas na próxima segunda-feira (22). De acordo com o Sinto, a mudança da data é para garantir a legalidade da ação. A motivação para paralisação é a falta de pagamento do vale alimentação e plano de saúde dos profissionais que trabalham no transporte público em Natal. A última greve geral da categoria aconteceu em 2016. 

Uma mulher dada como morta pelos médicos do Hospital Municipal de Parelhas, no Seridó potiguar, "ressuscitou" pouco antes de ser encaminhada para o velório, na manhã desta quinta-feira (18). A notícia surpreendente repercutiu em toda região e ganhou as redes sociais. A vítima chegou na unidade hospitalar após sofrer um AVC e uma parada cardíaca. Os médicos envolvidos no atendimento tentaram reanimar a vítima, com medicações e procedimentos, mas não tiveram êxito. Poucos minutos depois de protocolar o óbito no hospital, os familiares da paciente foram avisados da morte. O marido, inclusive, foi responsável por providenciar a documentação necessária e a contratação da funerária para velório e enterro.

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) de posse de informações obtidas a partir dos dados do cadastro eleitoral chega à conclusão de que em 2020 quase três milhões de eleitores na Paraíba vão às urnas para escolherem vereadores e prefeitos. São 2.967.714 eleitores, que chegam às eleições municipais, sendo a maioria de votantes do sexo feminino (52,8%). A capital da Paraíba, João Pessoa, mantém o maior colégio eleitoral do estado, com aproximadamente 522 mil pessoas aptas a votar. Campina Grande vem em seguida, com 285 mil eleitores e Santa Rita com quase 95 mil votantes. Em quarto lugar, Bayeux aparece com um eleitorado de pouco mais de 71 mil cidadãos.

Foto: Reprodução 
Geraldo Medeiros
Com três meses de curva de casos e mortes da covid-19 ascendente, a Paraíba registrou, mesmo após a flexibilização em algumas cidades, uma morte a cada 24h nos últimos dois dias. O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, comentou em entrevista nesta quinta-feira (18), que ainda não é o momento de relaxamento, mas ponderou: “estamos vencendo a covid-19”.

“A Paraíba tem, às custas do esforço de toda equipe da Secretaria Estadual de Saúde, obtido êxito no combate à doença. Somos um dos poucos estados que não houve colapso da rede pública estadual”, disse.

- O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Administração, decretou ponto facultativo nos dias 23 e 24 junho, véspera e dia de São João nas repartições públicas. A portaria foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (19). Ainda de acordo com a portaria, deve ser preservado o funcionamento dos serviços essenciais.

Nesta quarta-feira (17), o mundo bateu o recorde de casos diários do novo coronavírus: foram 176 mil diagnósticos positivos em apenas 24 horas. Os dados são da Universidade Johns Hopkins, que monitora a doença pelo mundo em uma plataforma em tempo real. Os novos números passaram com folga do então recorde, obtido no dia anterior, terça (16), de 139,6 mil casos confirmados.

- Segundo os dados da plataforma da universidade americana, o Brasil foi o segundo país com mais casos registrados na quarta (32,2 mil), atrás apenas do Chile, que divulgou 36,2 mil diagnósticos positivos — número alto se comparado com a média de menos de 6 mil casos diários. O governo chileno disse que o crescimento abrupto foi resultado de um atraso em diagnósticos suspeitos. Com uma média diária de 26,2 mil novos casos, o Brasil liderou o ranking mundial de diagnósticos positivos na última semana, seguido pelos EUA, que atingiu uma média de 23,2 mil.

A Paraíba ocupa o 9º lugar em número de casos confirmados de Covid-19 no Brasil. A informação é do sistema criado pelo professor do Departamento de Estatística da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Pedro Rafael Marinho. Segundo dados disponibilizados pelo professor Pedro Rafael Marinho da UFPB, até esta quarta-feira (17), a média de mortes no estado nordestino é 2.19, com registro de 31.712 de casos de infecção e 696 mortes.

O Governo da Paraíba paga nesta sexta-feira (19), a primeira parcela do 13º salário dos servidores inativos. A antecipação do pagamento foi confirmada na última quarta-feira (17), pelo governador João Azevêdo. A medida irá contemplar mais de 49 mil servidores, representando um impacto superior a R$ 76,2 milhões aos cofres públicos. Já os servidores da ativa receberão a antecipação do 13º, na medida em que a arrecadação do Estado volte a melhorar, segundo informou o governador. O secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, destacou o esforço do governo para antecipar o pagamento, neste momento aos aposentados, apesar de o Estado registrar uma queda nominal de R$ 220 milhões em sua receita devido à pandemia do coronavírus. “A queda na arrecadação da receita própria no período da pandemia foi impactante e agressiva. No mês de maio, ela chegou próxima a 30%, comparando com o mesmo período de 2019”, explicou. 

Brasil se aproxima de 1 milhão de infectados
O Brasil chegou nesta quinta a 983.359 infectados pelo novo coronavírus, aproximando-se da marca de 1 milhão de contaminados, que deve ser alcançada nesta sexta. Em todo o mundo, apenas os Estados Unidos têm mais pessoas infectadas pelo vírus, com mais de 2 milhões de diagnósticos confirmados. Ao todo, 47.869 pessoas morreram no Brasil em decorrência da Covid-19 no país. Nas últimas 24 horas, foram 1.204 mortes e 23.050 novos casos confirmados. O levantamento foi realizado com dados das secretarias estaduais de Saúde, obtidos por um consórcio de veículos de imprensa, formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo.


0 Comments: