Prorrogação de auxílio emergencial mas com ‘moderação. JORNAL CENECISTA

Prorrogação de auxílio emergencial mas com ‘moderação. JORNAL CENECISTA

- Sob pressão para gastar mais, o ministro da Economia, Paulo Guedes, admitiu a possibilidade de prorrogar novamente o auxílio emergencial e investir mais também em obras inacabadas, desde que com “moderação”, e debaixo do teto de gastos. A ideia agrada ministros da chamada ala política do governo, em um momento de boa popularidade de Bolsonaro e eleições municipais. Mas a conta é difícil. De acordo com integrantes da equipe econômica, para estender os meses de pagamento do benefício aos mais carentes dentro do mesmo patamar de R$ 600, não seria possível liberar dinheiro para todas as obras defendidas pelos ministros da Infraestrutura, Tarcísio Gomes e do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.  Caso contrário, a ideia de esticar o auxílio só sairia do papel se o valor fosse reduzido. A sugestão é gastar com equilíbrio nos dois. “O Brasil não vai sair do buraco cavando mais fundo. É uma insensatez”, afirma a equipe. Na sexta-feira (14), o presidente Jair Bolsonaro conversou com o ministro da Economia sobre ter sido mal interpretado ao fazer uma declaração do tipo “fura teto”, durante transmissão na internet. Bolsonaro passou com Guedes os tópicos de uma nota, que o presidente divulgou na internet, em defesa do limite de gastos.

- Uma jovem de 19 anos matou o padrasto, de 34 anos, a facadas, na noite deste sábado (15), no município de Patos, Sertão paraibano. De acordo com informações da Polícia Militar, o crime aconteceu no distrito Santa Gertrudes. A polícia investiga se a jovem cometeu o crime para defender a mãe. Ela relatou que o padrasto estava bêbado e batendo na mãe dela, por isso resolveu pegar uma faca e matá-lo.A vítima, Cícero Ferreira Batista da Silva, de 34 anos, morreu no local. A  jovem foi apresentada pela Polícia Militar na delegacia da cidade de Patos.

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) afirmou em coletiva realizada nessa sexta-feira (14), que os estados do Nordeste, por meio do Consórcio Nordeste, estão em contato com o governo da Rússia para um possível acordo de uso da vacina contra a Covid-19, anunciada esta semana pelo governo russo. O protocolo de adesão ainda está em fase preliminar. Flávio Dino explicou que o governador da Bahia, Rui Costa, está em nome dos nove estados, realizando as negociações junto com empresas e as autoridades russas para garantir acesso à vacina. "O governador do estado da Bahia, onde se situa o Consórcio Nordeste, está em nome dos nove estados do Nordeste tratando com empresas e com o Governo Russo um protocolo que nos garanta o acesso a este momento de experimento. E se Deus nos proteger por este caminho ou por qualquer outro, nos termos uma diálogo visando um futuro no abastecimento do nosso estado no que se refere a uma possível vacina que seja produzida naquele país ou qualquer outro. Neste caso, foi a Rússia que anunciou ter descoberto a vacina", disse. A eficácia da vacina russa tem sido questionada pela comunidade científica internacional. O site oficial sobre a pesquisa afirma que, no dia 1° de agosto, os testes de fase 1 e 2 foram concluídos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que sejam realizadas três etapas de testes.

- A Caixa Econômica Federal (CEF) paga nesta segunda-feira (17) uma nova parcela do Auxílio Emergencial para 4 milhões de beneficiários nascidos em setembro. Entre deles, estão 97 mil beneficiários que fazem parte do grupo de novos aprovados (6º lote) ou trabalhadores que receberam a primeira parcela em abril, mas tiveram o benefício suspenso. A ajuda de R$ 600 será creditada em conta poupança social digital da Caixa, que poderá ser usada inicialmente para pagamento de contas e compras por meio do cartão virtual. Saques e transferências para quem receber o crédito nesta segunda serão liberados em 5 de setembro. Trabalhadores que fazem parte do Bolsa Família vão receber a quinta e última parcela do benefício a partir de 18 de agosto.

VEJA QUEM RECEBE NESTA SEGUNDA-FEIRA: Trabalhadores do Cadastro Único e inscritos via site e app, nascidos em setembro:

  • aprovados no 1º lote recebem a quarta parcela;
  • aprovados no 2º lote recebem a terceira parcela;
  • aprovados no 3º e 4º lotes recebem a segunda;
  • aprovados no 5º e 6º lotes recebem a primeira parcela;
  • aprovados no 1º lote, cujo benefício foi suspenso, recebem a terceira e quarta parcelas.  Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br.

0 Comments: