Barragem Boqueirão de Parelhas apresenta nível preocupante

Barragem Boqueirão de Parelhas apresenta nível preocupante

 Em visita a Barragem Boqueirão neste domingo 28/11, podemos constatar que o reservatório apresenta um volume útil de 10,89% valor abaixo do registrado no mesmo período do ano passado. Há um ano, o volume estava em 19,40%.

Em alguns locais já podemos notar a água verde, fator que está relacionado a algo natural: o desenvolvimento de algas. São organismos microscópios que crescem e se reproduzem em rios, lagos e represas. Eles podem mudar a cor para amarela ou esverdeada.

O que preocupa ainda mais é a quantidade de embalagens descartáveis e outros materiais que são descartados na proximidade do espelho d’água, esses materiais podem contribuir para o processo um outro processo que é a eutrofização da água.

A eutrofização é o processo de poluição de corpos d´água, como rios e lagos, que acabam adquirindo uma coloração turva ficando com níveis baixíssimos de oxigênio dissolvido na água. Isso provoca a morte de diversas espécies animais e vegetais, e tem um altíssimo impacto para os ecossistemas aquático.

Chegou o momento dos órgãos responsáveis e as comunidades favorecidas com o abastecimento de água da Barragem Boqueirão, começar debater e traçar alternativas para enfrentar uma possível escassez de água para o abastecimento, caso não ocorra chuvas suficientes no próximo ano de 2022, para uma recarga hídrica da barragem, como ocorreu nesse ano de 2021.

José Oliveira blog Marcos Silva

0 Comments: