Obras do São Francisco estão quase 90% concluídas e seguem no prazo; veja fotos

Obras do São Francisco estão quase 90% concluídas e seguem no prazo; veja fotos

Tida como a maior obra de infraestrutura hídrica do Brasil, o projeto de Integração do Rio São Francisco, beneficiará mais de 12 milhões de brasileiros em 390 cidades dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte


Água da transposição deverá abastecer 12 milhões de
pessoas
As obras de transposição do Rio São Francisco na Paraíba seguem dentro do prazo e estão cerca de 90% concluídas. A informação foi divulgada nesta terça-feira (3) pelo Estado; veja fotos abaixo. Expectativa é concluir a totalidade do empreendimento até o início de 2017. 


Uma equipe de técnicos paraibanos e integrantes do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), sob a coordenação da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), visitou durante dois dias as obras.

Os técnicos visitaram o Eixo Norte da obra, que alcança a Paraíba pelo município de São José de Piranhas, Alto Sertão do Estado, e parte do Eixo Leste, cuja entrada se dá no município de Monteiro, no cariri paraibano. 

Segundo o engenheiro do Ministério da Integração Nacional, Jorge Massuyama, as obras cumprem o cronograma estabelecido e as construtoras estão anunciando que devem entregar seus trechos dentro do prazo acertado. 

Com os equipamentos em operação, os dois eixos do projeto apresentam execução de 87,2% (Norte) e 83,2% (Leste). A obra é construída por etapas e os cronogramas de execução do empreendimento priorizam a sequência construtiva do “Caminho das águas”, ou seja, das captações até os estados que serão beneficiados. 

Além dos 477 quilômetros de obras lineares projetadas, o empreendimento engloba a construção de quatro túneis (um dos quais com 15 km de extensão), 14 aquedutos, nove estações de bombeamento e 27 reservatórios. 

As duas tomadas de água, uma em Cabrobó (PE), que vai abastecer o Eixo Norte, e a outra na Barragem de Itaparica, em Floresta (PE), já estão prontas, foram testadas e estão em funcionamento. A equipe de técnicos visitou a elevatória em Cabrobó e ficou encantada com o porte da obra. 

Tida como a maior obra de infraestrutura hídrica do Brasil, o projeto de Integração do Rio São Francisco, beneficiará mais de 12 milhões de brasileiros em 390 cidades dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A expectativa é concluir a totalidade do empreendimento até o início de 2017.


Obras estão cerca de 90% concluídas
Obras estão cerca de 90% concluídas
Obras devem terminar no início de 2017
Obras devem terminar no início de 2017
Estação de bombeamento no Eixo Norte
Estação de bombeamento no Eixo Norte
Obra deverá atender estados de PB, PE, CE e RN
Obra deverá atender estados de PB, PE, CE e RN

Correio/PB

0 Comments: