Boqueirão tem maior alta em mais de dez anos e encosta em 30%

Boqueirão tem maior alta em mais de dez anos e encosta em 30%

O açude Epitácio Pessoa, na cidade de Boqueirão, saltou de 25% para 29% entre sábado (14) e esse domingo (15) a maior alta em mais de 10 anos de estiagem na região do Agreste e Cariri da Paraíba. Os dados são do Instituto Nacional do Semiárido (Insa).

O aumento de quatro pontos percentuais representa alta de 13,7 milhões de metros cúbicos, quase um metro a mais na lâmina de água. O açude segue com tendência de alta na quantidade armazenada.

Os dados positivos em Boqueirão são decorrentes das chuvas registradas em quase toda a Paraíba desde a semana passada e engrossam os números bons em açudes do estado, onde 11 reservatórios sangraram no fim de semana.

Segundo a Climatempo, nos últimos dias, tem chovido com frequência no Nordeste. A maior parte da chuva que cai sobre a Região está relacionada ao tempo quente e úmido e a áreas de instabilidade associadas à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que estão bastante ativas há alguns dias sobre a costa norte do Nordeste. A previsão do tempo indica mais chuvas para as próximas horas em todas as regiões da Paraíba.

Chuvas na região
Boqueirão abastece a região de Campina Grande, a segunda maior cidade do estado. De acordo com a Defesa Civil Municipal, áreas de risco em bairros como Pedregal, Rosa Mística e área do Distrito dos Mecânicos estão sob acompanhamento diário.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Ruiter Sansão, afirma que está atendendo a determinação do prefeito e às demandas da comunidade que necessita da presença dos agentes da Defesa Civil.

As equipes de campo estão sempre de sobreaviso para atender as principais áreas vulneráveis da cidade que são: Rua Severino Verônica (Bairro da Conceição), Rua Tianguá (Bairro das Cidades). Rua São Geraldo (Pedregal), Ponte do Cruzeiro, Vila dos Teimosos, Rua Manoel Paulino Raposo (Catolé), Rua Manoel Leonardo Gomes (Jardim Paulistano), Invasão da Deise (Catingueira), Grotão (Sandra Cavalcante) e Rua Manoel Mota (Catingueira).
Portal Correio


Açude de Coremas ultrapassa 100 milhões de metros cúbicos de água

O Açude Coremas–Mãe D’Água, oficialmente denominado Açude Estevam Marinho recebeu uma recarga considerável no fim de semana.

De acordo com a medição feita nesta segunda-feira (16), o seu volume é de 102.299.600 milhões de metros cúbicos de sua capacidade total. 

Até o mês de abril já foram acumulados 9 metros e 67 centímetros em sua lâmina d’água.

Nova Palmeira
O município de Nova Palmeira, Seridó paraibano, vem sendo agraciado com muitas chuvas nos últimos dias. Dezenas de açudes e barreiros estão cheios, e muitos já transbordaram. O açude Tamanduá, maior manancial público da zona leste nova-palmeirense, vem recebendo uma ótima recarga, mudando a paisagem da localidade de mesmo nome.

Rio Grande do Norte
Informações repassadas  na manhã desta terça (17), são de que a Barragem Boqueirão de Parelhas aumentou 01 centímetro em seu volume de água.


Neste ano de 2018 a Barragem Boqueirão já recebeu 05 metros e 77 centímetros.

A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves está com 406.144.067.00 metros cúbicos de água acumulados. O valor corresponde a 16,92 % da sua capacidade total que é de 2.400.000.000.00 m³, com cota de 37,37. 
Esta é a maior cota já acumulada durante o período de 01 de março onde registrou 35,03 com 284.986.066.67 m³ de armazenamento. Maior reservatório do Rio Grande do Norte e o segundo do Nordeste, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves tem suas comportas localizadas na cidade de Itajá, no Vale do Açu, e capacidade para 2,4 bilhões de metros cúbicos de água.

O volume do Açude Itans, nesta segunda-feira (16) é de 7.105.000.00 de metros cúbicos de água, o que é equivalente a 8,69%, da sua capacidade total que é de 81.750.000.00m³.

O reservatório de Caicó chegou a secar completamente no final do ano passado em uma das maiores estiagens já vivenciadas na região do Seridó.

0 Comments: