
Na ocasião, o governador Ricardo Coutinho destacou que a medida faz parte de uma série de ações adotadas pelo Governo do Estado para melhorar a Rede Estadual de Ensino. “Muitos desses funcionários têm mais de 30 anos de prestação de serviço, e que nunca tiveram uma carteira de trabalho assinada. Na contramão do País, estamos dando direitos trabalhistas a quem não tinha”, afirmou.
Ricardo ainda destacou que a valorização de funcionários e professores tem sido apenas uma das ações para melhorar o ensino da Rede Estadual. “É um conjunto de ações que o Governo do Estado vem adotando para reestruturar a parte física das escolas, com muitas reformas feitas e outras em andamento, com 54 escolas para inaugurar, com mais de R$ 150 milhões em obra apenas no próximo ano”, disse. “Além disso, estamos olhando para o conteúdo do programa, com laboratórios, projetos como o Gira Mundo, que envia estudantes para fazer intercâmbio em países como Portugal e Espanha”, prosseguiu.
Para o secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, a medida adotada pelo governador Ricardo Coutinho fortalece ainda mais o compromisso das escolas da Rede Estadual com a educação. “Quando o governador coloca laboratório de ciências de alto nível nas escolas, laboratório de robótica significa uma revolução no modo como vem sendo encarada a educação aqui no Estado”, completou.
O presidente do Tribunal de Contas do Estado, André Carlo Torres, ressaltou que a medida do governador Ricardo Coutinho vai além de assegurar direitos trabalhistas. “Esse gesto do Governo do Estado cumpre um preceito constitucional fundamental, que é promover a dignidade da pessoa humana”, disse, lembrando as responsabilidades dos trabalhadores beneficiados na prestação do serviço público.
Já o presidente da Associação dos Professores em Licenciatura do Estado da Paraíba (APLP), Bartolomeu Pontes, afirmou que os direitos assegurados aos profissionais que prestam serviço de apoio é um grande avanço para a educação paraibana. “Como representante de uma entidade que luta pelos direitos dos trabalhadores em educação, fico muito feliz. Esses profissionais, tão importantes para o funcionamento de nossas escolas, passam a ter segurança jurídica”, frisou.
Participaram ainda da cerimônia a vice-governadora Lígia Feliciano; e o secretário da Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Tecnologia, João Azevedo; da Comunicação Institucional, Luís Tôrres; do Desenvolvimento Humano, Cida Ramos; a secretária-executiva do Empreender, Amanda Rodrigues; da Articulação Política e Desenvolvimento Municipal, Buba Germano, além do deputado federal Damião Feliciano, e os deputados estaduais: Hervázio Bezerra, que representou a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), João Gonçalves, Trócolli Júnior, Branco Mendes, Zé Paulo de Santa Rita, e Ricardo Barbosa.
Trabalhadores comemoram – Maria José de Andrade trabalha como merendeira na Escola Estadual de Ensino Fundamental Rodrigues de Carvalho há mais de 28 anos. Ela
Já Danielle Ferreira começou a trabalhar na Escola Estadual de Ensino Fundamental Everaldo Leite, em Bayeux, como auxiliar de serviços gerais há menos de quatro meses, e já foi uma das beneficiadas. “É um grande avanço para todos nós, que vai trazer direitos e também responsabilidade ainda mais de nossa parte. Quando um dia eu deixar o trabalho, vou ter os meus direitos assegurados”, completou.
Os profissionais beneficiados com a carteira de trabalho atuarão em até 14 serviços de apoio e suporte à gestão escolar, como limpeza, alimentação, manutenção, gestão de estoque, suporte da tecnologia da informação e suporte à educação inclusiva. Nesta primeira etapa, foram contemplados os profissionais de apoio nas unidades escolares da 1ª e 3ª Gerências Regionais de Educação.
0 Comments:
Postar um comentário