JP e Sertão devem ter chuva forte nos próximos dias. A chuva já tá caindo na região

JP e Sertão devem ter chuva forte nos próximos dias. A chuva já tá caindo na região

A chuva caiu forte em algumas cidades do Sertão paraibano nesta segunda (12). Com ela veio raios, trovões e ventos. Apesar de serem assustadores, os fenômenos deixaram a população feliz, pois a região ainda sofre com os efeitos da estiagem prolongada. 


Cajazeiras, Pombal, Patos e Coremas foram algumas das cidades que registraram pancadas fortes de chuva e alta incidência de raios.

Na terceira noite do maior carnaval da Paraíba, em Cajazeiras, alguns foliões recarregaram o ânimo com a chegada da água e permaneceram no corredor da folia. Outros preferiram se proteger embaixo de árvores, tendas e prédios. Por enquanto não há informações sobre registro de algum incidente com raios.

Já em Coremas a chuva foi tão forte que a festa de carnaval no município teve que ser cancelada. Pelo menos três bandas tocariam em praça pública. Apesar do cancelamento das atrações, a população comemorou a chegada da chuva.

João Pessoa, Recife, Natal e Maceió, além de outras cidades do Nordeste, podem ter problemas com chuva forte e volumosa a partir desta quarta-feira (14) até o domingo (18). O alerta foi feito pelo Climatempo, uma empresa que oferece serviços de meteorologia.
Conforme o Climatempo, a previsão para João Pessoa, de quarta até domingo, as temperaturas devem variar entre os 21° e os 30°, com o sábado sendo o dia mais chuvoso, podendo ter até 50 milímetros (mm) de chuva.
Além da Capital, a previsão do Climatempo é de ocorrências de chuva, com incidência de raios, no Sertão nordestino até domingo.
As chuvas ocorridas na noite de ontem, em especial no vizinho Estado da Paraíba, fizeram com que a água do Rio Piranhas transbordasse no barramento existente no leito do rio na cidade de Jardim de Piranhas, segundo Procópio Lucena, a régua da ANA está marcando que o nível do rio no local está em 3,73cm.

Atualmente o município de Caicó vem sendo abastecido pela adutora Manoel Torres de Araújo, através de duas bombas que estão ligadas, podendo, caso as chuvas continuem nos próximos dias uma terceira bomba ser acionada, vindo a regularizar ainda mais a distribuição do abastecimento d’água no município.


Registros de chuvas da noite de ontem, segunda-feira (12)

Santana do Seridó – 15

São José de Espinharas (PB) – 78

Fazenda Suécia – 60

Serra Negra do Norte – 20

Barra da Maniçoba (Serra Negra do Norte) – 45

Barra da Espingarda – 21

Fazenda Arapuá – 15

Sítio Manhoso – 17,5

Sítio Umari – 21

Sítio Pitombeira – 41

Sítio Picos (Serra Negra) – 32

Sítio Saudade – 20

São João do Sabugi – 11

Timbaúba dos Batistas – 40

Sítio Boa Vista (Ipueira) – 25

Sítio Brandões (Caicó) – 20

Barra Nova (Caicó) – 13,5

Sítio Jatobá (Serra Negra) – 50

Jardim de Piranhas – 20

Granja Santa Isabel – 15

Sítio Rolinha (Serra Negra) – 22

Fazenda Três Riachos (Jardim de Piranhas) – 30

O técnico da Emater Marconi Palmeira Filho informou a pluviometria das últimas chuvas ocorridas nos municípios do regional de Patos


➤Palmeirão (vizinho a vila dos lagos - Patos) 21,0 mm
➤Santa Teresinha (oficial) 7,6 mm
➤Junco do Seridó (oficial) 0,0 mm
➤Malta (oficial) 0,0 mm
➤Santa Luzia*(oficial) 9,0 mm
➤No Sítio Pinga em Santa Luzia choveu 100,0 mm e os Rios Barras e Saco estão cheios.
➤Várzea (oficial) 16,4 mm
➤Quixaba (oficial) 22,3 mm
➤Areia de Baraúnas (oficial) 72,5 mm
➤Choveu 69 milímetros na cidade de Cacimba de Areia, segundo informações da técnica agrícola Rita Silva, que trabalha na Secretaria de Agricultura do município.

Alguns municípios da região de Patos que estão faltando não enviaram as informações.

Dados oficiais da Emater (gestão unificada).

0 Comments: