Reunião para o fim dos lixões foi realizada em Frei Martinho

Reunião para o fim dos lixões foi realizada em Frei Martinho

 Foi realizada uma reunião no centro profissionalizante Prefeito Aguitônio Dantas em Frei Martinho, com o tema: O fim dos lixões.
Estiveram presentes o Promotor do Meio Ambiente de João Pessoa, Dr. Farias, o Coordenador do Centro de apoio às Promotorias do Meio Ambiente, Raniere da Silva Dantas, o Secretário-executivo da Famup, Pedro Dantas, além do Prefeito Aido Lira, Vice-prefeito Tião Pinto, Secretários e Vereadores de Frei Martinho, o Assessor Jurídico Dr .Wanderley José Dantas, Jarbas Melo Prefeito de Pedra Lavrada, representantes de Nova Palmeira, Catadores, Alunos, professores e agentes comunitários.
Os assuntos abordados durante a reunião foram o fim dos lixões e a efetivação dos projetos, que incluem a construção de unidades de tratamento e a organização de associação de catadores.
A previsão é que os municípios que assinaram acordos com o MPPB resolvam o problema do lixo este ano.
A efetivação da coleta seletiva passa por três situações: ter uma estrutura mínima (uma área de 1 a 2 hectares para a construção da unidade de tratamento de resíduos, composta por um galpão para a separação e organização dos recicláveis e pátio para compostagem), educar a população para separar o lixo e a participação ativa dos catadores, organizados em associações ou cooperativas.
As reuniões e audiências fazem parte do projeto de erradicação dos lixões capitaneado pelo Ministério Público estadual, com o apoio do Ministério Público Federal, Superintendência de Administração do Meio Ambiente do Estado (Sudema) e Ibama. Com a assinatura do acordo de não-persecução penal, o Ministério Público se compromete a não oferecer qualquer ação penal contra os prefeitos.

0 Comments: