JORNAL CENECISTA 24/03/20220

JORNAL CENECISTA 24/03/20220

João da Ambulância
- O ex-vice-prefeito do município de Cubati, João Batista da Silva, mais conhecido por João da Ambulância, morreu na noite deste domingo (22). Ele passou mal e não resistiu a um infarto fulminante, deixando a população cubatiense em estado de choque.

De acordo com informações de populares, João estava comentando ultimamente que não estava bem, se sentindo cansado

- A Secretaria de Saúde confirmou na manhã desta segunda-feira (23), o segundo caso de Coronavírus na Paraíba. A informação foi confirmada pelo órgão através de um boletim divulgado às 7h de hoje. De acordo com o boletim, o paciente é um idoso de 60 anos, residente em Igaracy. O homem chegou de São Paulo já com sintomas e no dia 14/03 procurou atendimento médico no Município de Aguiar. 

Farmacêutica morreu em
hospital de João Pessoa
Uma farmacêutica de 29 anos morreu nesse domingo (22), em João Pessoa, com suspeita de covid-19. De acordo com o site Patos Online, trata-se de Vanessa Domingos, conhecida por Vanessinha, que era patoense, mas residia na Capital paraibana. A Secretaria de Estado da Saúde confirmou que trata-se de um caso suspeito. Vanessa foi internada no último sábado (21) e foi rapidamente movida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O quadro se complicou rapidamente e ela veio a óbito no domingo.

Uma loja localizada no município de Bayeux, na região metropolitana de João Pessoa, foi autuada pelo Procon Municipal na tarde deste domingo (22) por descumprir o decreto estadual que suspende o funcionamento do comércio em cidades que tiverem casos confirmados de infecção por coronavírus. Como o primeiro caso de Covid-19 do estado foi registrado em João Pessoa, Bayeux que fica localizada na região metropolitana da capital paraibana também foi atingida pelo decreto, que começou a ser válido neste domingo (22).

A população paraibana pode utilizar os números 190 e 193 para indicar às forças de segurança locais onde ainda permanecem aglomerações de pessoas. Os pontos indicados terão a presença da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, a fim de conscientizar sobre a necessidade de isolamento domiciliar em virtude da pandemia do coronavírus. As ações de prevenção por parte dos órgãos operativos da Segurança e da Defesa Social (Sesds) já vêm sendo colocadas em prática, do litoral até o sertão do Estado, em diversos municípios, desde a noite de sexta-feira (20).

A população lotou os mercados públicos da Paraíba neste domingo (22), contrariando as recomendações do Ministério da Saúde de permanecer em isolamento domiciliar para combater o avanço do novo coronavírus.  Em diversos vídeos divulgados nas redes sociais, populares lotam os mercados de Oitizeiro, em João Pessoa, e a Feira da Prata, em Campina Grande.

O Governo da Paraíba vai lançar, nesta terça-feira (24), edital para a contratação rápida de 2.443 profissionais da área de saúde. Médicos, enfermeiros e outros profissionais serão contratados para reforçar a frente de combate ao covid-19 no estado. A contratação será válida por 90 dias, podendo ser prorrogada conforme a necessidade e será feita após processo seletivo rápido. Os profissionais formarão um cadastro de reserva e serão chamados conforme a necessidade for surgindo. A Paraíba deve ganhar mais 300 leitos hospitalares e a expectativa é que aumente a demanda por esses profissionais.

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, autorizou o secretário de Saúde do município, Felipe Reul, na manhã desta segunda-feira (23), a agilizar a realização de um processo seletivo para contratação emergencial de profissionais da área de Medicina, Enfermagem, maqueiros e pessoal de apoio. O objetivo é prover o município de uma estrutura reforçada para o atendimento às vítimas do coronavírus. "Precisamos nos preparar para dar as respostas imediatas, em termos de assistência médica, às pessoas que serão vitimadas pelo Covid-19, e as medidas têm de ter esse caráter de extrema urgência", destacou Romero Rodrigues. Ele espera de Felipe Reul, o relatório com as projeções detalhadas para contratação dos profissionais das diversas áreas envolvidas no que o prefeito classificou de "verdadeira operação de guerra".

O empresário Paulo de Tarso, dono dos Colégios QI, morreu aos 66 anos neste domingo (22). Ele estava internado e lutava contra um câncer de próstata. De acordo com o irmão dele, Tarciso Marques, os irmãos não poderão comparecer ao sepultamento porque são todos maiores de 60 anos, e estão de quarentena devido ao coronavírus.

Os trabalhadores da saúde estão sendo homenageados com aplausos coletivos. A ação, em estilo 'panelaço', começa em um horário fixo na noite e se estende por alguns minutos, onde as pessoas exultam gritos de aprovação e elogio e aplaudem.

- O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prorrogou por 30 dias o prazo para validação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), a ser feita pelas Comissões Permanentes de Supervisão e Acompanhamento do Fies (CPSAs). Foi também prorrogado pelo mesmo período o prazo para formalização do financiamento estudantil junto ao agente financeiro, referente às inscrições do primeiro semestre de 2020 que estão vencidas até esta data. As medidas foram publicadas no Diário Oficial da União desta segunda (23).

0 Comments: