CENECISTA PLANTÃO  25/04/2020

CENECISTA PLANTÃO 25/04/2020

- A Caixa abrirá 799 agências neste sábado (25), das 8h às 12h, para atendimento de serviços essenciais à população. Poderão ser realizados saque de pagamentos do Instituo Nacional do Seguro Social (INSS) sem cartão; dos seguros desemprego e defeso sem cartão e senha; saque Bolsa Família e outros benefícios sociais sem cartão e senha; pagamento de abono salarial e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) sem cartão e senha; saque de conta salário sem cartão e senha; e desbloqueio de cartão e senha de contas. As agências que estarão abertas podem ser consultadas no site da Caixa.

Por conta do alto contágio da doença, não houve velório, nem aglomeração no momento do sepultamento
Momento do sepultamento (Foto: Reprodução)
O corpo do comerciante Adriano, de 41 anos, que morreu em decorrência da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, foi enterrado na madrugada deste sábado (25) na cidade de Carnaúba dos Dantas, Seridó potiguar.

Por conta do alto contágio da doença, não houve velório, nem aglomeração no momento do sepultamento, precisando o caixão ser lacrado pela funerária para evitar novas infecções.

Adriano estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional do Seridó Telecila Freitas Fontes, em Caicó, também no Seridó do Rio Grande do Norte, e veio à óbito na noite da sexta-feira (24).

Adriano tinha 41 anos
(Foto: Reprodução)

Blog NP 

João Claudino morreu nesta sexta-feira (24), em Teresina, Piauí. Ele já estava doente nos últimos dias e faleceu de complicações cardíacas e tinha outras comorbidades. (Foto: Gilcilene Araújo/G1 Piauí)

O Governo do Estado emitiu nota de pesar pela morte do empresário paraibano João Claudino, fundador do Armazém Paraíba. Ele morreu nesta sexta-feira (24), em Teresina, no estado do Piauí. Ele já estava doente nos últimos dias e faleceu de complicações cardíacas e tinha outras comorbidades. Em nota divulgada nesta sexta-feira, o "governador João Azevêdo lamenta o falecimento do empresário paraibano João Claudino Fernandes, aos 89 anos de idade, nesta sexta-feira (24), em Teresina, ao mesmo tempo em que se solidariza com familiares e amigos."

A Prefeitura Municipal de Jaçanã, Rio Grande do Norte, através da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou na tarde desta quarta-feira (22) o segundo caso de coronavírus no município.Trata-se de uma pessoa com histórico de viagem para área de risco e contato com paciente positivo em outra cidade. O paciente de Carnaúba dos Dantas que tava com a covid 19 veio a óbito nesta sexta-feira. Acarí, Currais novos, Campo Redondo. Santa Cruz e Caicó, todas vizinhas da Paraíba com casos confirmados.

- A deputada federal Joice Hasselman (PSL-SP), líder do PSL na Câmara dos Deputados, protocolou na noite desta sexta-feira (24) um pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O PSL argumenta que houve crime de falsidade ideológica na informação publicada no Diário Oficial da União sobre a exoneração "a pedido" do ex-diretor da Polícia Federal, Maurício Valeixo, negada pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.

Os Agentes de Combate Endemias (ACE’s) do município de Nova Palmeira, vêm realizando a desinfecção diária dos carros que fazem o transporte intermunicipal de usuários do SUS. As atividades fazem parte das estratégias previstas para os primeiros 45 dias de ações de enfrentamento ao Covid-19, no município de nova-palmeirense. A Vigilância Ambiental, através dos Agentes de Endemias, é responsável pela execução da referida ação, orientados pelo Comitê de Crise Covid-19.

A Paraíba tem 447 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgadas nesta sexta-feira (24). O número de mortes confirmadas por Covid-19 subiu para 46 no estado desde o início da pandemia. Os municípios de Alagoa Grande, Brejo do Cruz, Caaporã, Coxixola, Itaporanga e Pedras de Fogo registraram os seus primeiros casos. No Rio Grande do Norte são 754 casos confirmados e 38 mortes. Dados desta sexta 24.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou neste (24) a pagar o 13º de aposentados e pensionistas. O depósito da primeira parte desse abono anual será realizado no período de 24 de abril a 8 de maio. Para aqueles que recebem um salário mínimo, o depósito da antecipação será feito entre os dias 24 de abril e 8 de maio, de acordo com o número final do benefício, sem levar em conta o dígito verificador. Segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados entre 4 e 8 de maio.

O Governo Federal reconheceu estado de calamidade pública no Rio Grande do Norte por causa da pandemia do novo coronavírus. O texto foi publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (24) e tem a assinatura do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves. A portaria entrou em vigor nesta sexta.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou, nesta sexta-feira (24), a prorrogação para 5 de junho do prazo para a coleta de dados do Censo da Educação Superior. A medida foi tomada por conta da pandemia de coronavírus. O cronograma atualizado foi publicado na edição do Diário Oficial da União (DOU) e está disponível no portal do InepSegundo o Inep, o sistema do Censo da Educação Superior (Censup) continua disponível para o preenchimento dos dados da primeira etapa da coleta.

- O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (24) que pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) terão consultas virtuais nos postos de saúde da atenção primária a partir do mês de maio. As consultas virtuais serão realizadas por equipes médicas e de enfermagem e constituem mais uma das estratégias do ministério para diminuir a propagação do novo coronavírus. O valor previsto para execução do serviço é de R$ 4,023 milhões.

Os estudantes que solicitaram a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 já podem consultar sua situação na Página do Participante, no site ou no aplicativo, segundo informações do (Inep) divulgadas nesta sexta (24). De acordo com o instituto, que é vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela aplicação do Enem, já foram analisadas todas as solicitações que comprovam, com documentos, os perfis de isenção definidos pelos editais do Enem, mas o sistema segue aberto para o envio de novos pedidos.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, nesta sexta (24), que manterá no mês de maio a bandeira tarifária na cor verde, sem cobrança extra na conta do consumidor. A bandeira foi a mesma aplicada em abril. Este é o quarto mês consecutivo que a bandeira segue no mesmo patamar.



 (Foto: Reprodução)

O ex-ministro da Justiça Sergio Moro exibiu nesta sexta-feira (24) à TV Globo uma troca de mensagens entre ele e o presidente Jair Bolsonaro, ocorrida nesta quinta (23), na qual Bolsonaro cobrou mudança no comando da Polícia Federal. Mais cedo, nesta sexta, ao anunciar que havia decidido deixar o cargo, Moro afirmou que Bolsonaro tentou interferir politicamente na PF ao decidir demitir o agora ex-diretor-geral da corporação Maurício Valeixo. Depois, também em pronunciamento, Bolsonaro afirmou que as declarações de Moro eram infundadas e que ele não havia tentado interferir na Polícia Federal. Após o pronunciamento de Bolsonaro, a TV Globo cobrou de Moro provas de que as declarações tinham fundamento. O ex-ministro mostrou, então, a imagem de uma troca de mensagens entre ele e o presidente, ocorrida nesta quinta. O contato é identificado por "presidente novíssimo", indicando ser o número mais recente de Bolsonaro. A imagem mostra que o presidente enviou a Moro o link de uma reportagem do site "O Antagonista" segundo a qual a PF está "na cola" de dez a 12 deputados bolsonaristas.

Quem se cadastrou entre os dias 7 e 10 de abril e até agora não foi confirmado como elegível para receber auxílio emergencial pode retornar ao aplicativo da Caixa Econômica Federal e revisar o cadastro.  De acordo com o Ministério da Cidadania, o aplicativo Caixa | Auxílio Emergencial foi atualizado e ficou mais simples de ser usado. "O objetivo é facilitar novos cadastramentos e, principalmente, a revisão dos cadastros já realizados, que, por diversas razões, não tiveram a sua elegibilidade confirmada. Os cadastrados entre 7 e 10 de abril que até o presente momento não foram confirmados como elegíveis podem retornar ao aplicativo e revisar seu cadastro", informou a pasta nesta quinta-feira (23), por meio de nota.


Teste rápido de coronavírus - Foto: Leonardo Sousa/PMF
Os testes rápidos começam a ser distribuídos para 36 cidades da Paraíba a partir desta sexta-feira (24), na Paraíba. De acordo com a secretaria de Estado da Saúde (SES), os testes serão realizados em pessoas que apresentam síndrome gripal e serão ofertados nos serviços de saúde do Estado.

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB) realizou nessa última quinta-feira (23) uma visita ao Hospital Regional Felipe Tiago Gomes, sediado em Picuí, município localizado na região do Seridó paraibano. De acordo com uma Nota Oficial publicada pela equipe do CRM-PB em seu perfil social no Instagram, não foram encontradas nenhum tipo de inconformidades. A equipe observou que o atendimento é feito por dois médicos clínicos e que há equipamentos de proteção individual (EPIs) suficientes, com reposição semanal, além de oito respiradores e uma equipe preparada e treinada para atender os casos de pacientes graves. Além disso, apesar da unidade hospitalar contar com uma entrada única, após a triagem, os pacientes suspeitos de Covid-19 são encaminhados para a área de isolamento. A equipe sugeriu que a direção fizesse um planejamento para os casos em que seja preciso fazer a internação. “Os casos de pacientes leves são encaminhados para casa, os moderados e graves são admitidos na unidade, mas transferidos para referência em João Pessoa ou Campina Grande. Porém, sabemos da necessidade de um planejamento para o caso dessas duas cidades estarem saturadas e seja preciso manter o paciente no hospital”, disse o conselheiro e membro da Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza. Além dele, participou da visita o vice-presidente do CRM-PB, Antônio Henriques.

0 Comments: