Antecipação da segunda parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS e outras informações

Antecipação da segunda parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS e outras informações

- O Instituto Nacional do Seguro Social inicia, na próxima segunda feira (25), o pagamento dos seus aposentados e pensionistas. A folha, relativa ao mês de maio, inclui antecipação da segunda parcela do 13º salário, autorizada pelo Governo Federal por causa do estado de emergência causada pela pandemia do COVID 19.

O dinheiro dos benefícios pagos pela Previdência Social é fundamental para a economia de milhares de municípios brasileiros, e em sua maioria, se transforma na principal fonte de receita para o comércio. Para quem recebe um salário mínimo, o pagamento será feito entre os dias 25 de maio a 5 de junho, de acordo com o número final de benefício. Segurados que ganham mais de um salário mínimo, podem sacar o dinheiro no período de 1º a 5 de junho. Os segurados que estão recebendo auxílio-doença, têm direito ao 13º proporcional ao período no qual permanecem afastados do trabalho. Por exemplo, um benefício concedido no mês de janeiro, e ainda ativo em maio, recebe o 13º proporcional, calculado sobre cinco meses. LOAS – Por lei, os beneficiários que recebem benefícios assistenciais, previsto na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), não têm direito ao 13º salário.

A Polícia Militar foi acionada por volta das 20h00 desta quinta (21/5), para uma ocorrência de disparos de arma de fogo. Populares ouviram os disparos nas proximidades do açude daquela cidade. A Polícia ao chegar na ocorrência constatou a veracidade do fato. No local a Polícia encontrou o corpo de uma mulher, que já estava sem vida. A vítima foi identificada como (Ana Paula de Bibi”). A Polícia Militar realizou diligencia, mas até o fechamento da matéria nenhum suspeito havia sido preso. O ITEP foi acionado para a remoção do corpo.


Os pedidos de seguro-desemprego de trabalhadores com carteira assinada subiram 76,2% na primeira quinzena de maio em relação ao mesmo período do ano passado. O levantamento foi divulgado nesta quinta (21) pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia e considera tanto os atendimentos presenciais – nas unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e das Superintendências Regionais do Trabalho – e os requerimentos virtuais.

A Paraíba tem 6.238 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgadas nesta quinta-feira (21). O número de mortes confirmadas por Covid-19 subiu para 245 no estado desde o início da pandemia. Boletim do coronavírus na Paraíba
  • 6.238 casos confirmados
  • 245 mortes
  • 6.245 casos descartados
  • 1.997 recuperados Casos de coronavírus na PB estão distribuídos em 157 municípios
    • 2.088 em João Pessoa,
    • 366 em Santa Rita,
    • 359 em Patos,
    • 335em Campina Grande,
    • 278 em Cabedelo,
    • 215 em Guarabira,
    • 187em Bayeux,
    • 160 em Caaporã,
    • 118 em Sapé...

A consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2020 estará disponível a partir das 9h desta sexta-feira (22). Segundo a Receita Federal, o primeiro lote deve contemplar contribuintes idosos ou portadores de doenças graves. Neste ano, o cronograma de restituições foi antecipado para maio e a quantidade de lotes reduzidos de sete para cinco. O pagamento do primeiro lote está programado para o dia 29 de maio, antes do fim do prazo de entrega das declarações, que vai até junho de 2020. A antecipação é uma iniciativa da Receita Federal para mitigar os efeitos econômicos da pandemia de covid-19.
O último lote tem pagamento previsto para 30 de setembro. No ano passado, as restituições começaram no dia 17 de junho e se estenderam até 16 de dezembro.

- O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta quinta (21) que o primeiro turno das eleições municipais deste ano poderá ser realizado no dia 15 de novembro ou 6 de dezembro. A proposta será analisada pelo Congresso Nacional, em comissão mista formada por deputados e senadores. “Talvez o melhor modelo seja uma reunião do colégio de líderes das duas Casas para que se construa uma maioria em relação a adiar e para qual período. Você tem dois períodos discutidos, 15 de novembro ou primeiro domingo de dezembro, para o primeiro turno, e um [intervalo] para o segundo turno um pouco menos para dar tempo para a transição. A partir do momento que tiver voto para adiar, se discute uma data, tudo com sintonia com o TSE”, acrescentou.

 O Brasil bateu recorde e registrou 1.188 novas mortes por coronavírus nas últimas 24 horas, segundo dados do Ministério da Saúde. O recorde anterior era de 1.179, na terça-feira. No dia seguinte, foram 888 óbitos. Com 20.047 mortes no total e 310.087 casos confirmados, o Brasil continua sendo o terceiro com mais casos no mundo. Na segunda (18), o país ultrapassou o Reino Unido, que tinha 244.995 casos naquela data e hoje tem 252.234 casos – um incremento de 7.239. Já o Brasil teve um aumento de mais de 37 mil casos no mesmo período. Os dois países à frente do Brasil em número de casos são EUA (cerca de 1,5 milhão) e Rússia (317 mil), segundo a Universidade Johns Hopkins (EUA), que monitora dados da pandemia de Covid-19. No fim de semana, o Brasil ultrapassou Espanha (233 mil casos) e Itália (228 mil). Os cinco estados mais afetados pelo novo coronavírus (São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Pará) concentram mais de metade do total de mortos. Os cinco primeiros países com mais mortes são EUA (93 mil), Reino Unido (36 mil), Itália (32 mil), França (28 mil) e Espanha (27 mil). O Brasil vem em seguida. No entanto, a Rússia, o segundo país com mais casos, lista pouco mais de 3.000 mortes, o que gera desconfiança interna e externa.

Mesmo com o anúncio do adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, as inscrições para a prova não serão prorrogadas.
O prazo termina nesta sexta-feira (22), às 23h59. Segundo o (Inep), responsável pelo exame, mais de 4, 3 milhões de estudantes já estão inscritos para participar desta edição. Enem Digital Para o Enem Digital não há mais vagas. As 101,1 mil vagas oferecidas se esgotaram desde a semana passada. A prova é a versão informatizada do Enem. Em vez de cadernos de provas e cartão de respostas em papel, os participantes fazem as provas diretamente no computador. Os candidatos não farão a prova em casa. Inscrições Para evitar erros na hora da inscrição, o Inep recomenda a todos os participantes que o procedimento seja feito com calma. O aluno deve, por exemplo, verificar cuidadosamente as informações declaradas. Isenção Os inscritos que se enquadram nos requisitos apresentados nos editais como beneficiários da gratuidade da taxa de inscrição ficarão isentos sem a necessidade de um pedido formal. Para os demais, a taxa de R$ 85 deve ser paga até 28 de maio, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), gerada ao final da inscrição.
Nova data Nos próximos dias, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai fazer uma consulta aos inscritos para definir novas datas para o exame, que estava previsto para os dias 1 e 8 de novembro (impresso) e 11 e 18 de novembro (digital).

-Pelo menos 30 pessoas testaram positivo para Covid-19 após se submeterem a testes rápidos para detecção do novo coronavírus, realizados em barreiras sanitárias instaladas em dois bairros de João Pessoa, nesta quinta-feira (21). Ao todo, no primeiro dia da “Operação Proteção”, 92 exames foram feitos, 16 estabelecimentos comerciais fiscalizados e nove ruas higienizadas. A ação começou a ser realizada nos bairros das Indústrias e Jardim. As equipes permanecem na região até o próximo sábado (23) e seguem para outras localidades capital na próxima semana.

-  A Prefeitura de Jaçanã RN, divulgou na quarta-feira (20), mais um boletim epidemiológico, que trata dos números da Covid-19 no município norte-rio-grandense. De acordo com postagem numa rede social, são 76 casos descartados, 02 recuperados, 18 suspeitos, nenhum óbito e 5 casos confirmados. Carnaúba dos Dantas/RN O município de Carnaúba dos Dantas, no Seridó Potiguar, também divulgou mais um boletim da Covid-19, onde confirma 04 casos confirmados, 07 pessoas monitoradas, 03 casos suspeitos, 16 descartados, 03 recuperados e 1 óbito.

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, disse nesta quinta-feira (21) em entrevista ao Correio Debate, que a Paraíba utiliza a hidroxicloroquina em pacientes internados com Covid-19 desde março nos hospitais da Paraíba.  “Já usamos desde março essa droga, associada a azitromicina em pacientes hospitalizados, porque achamos que esses pacientes devem ser avaliados com eletrocardiograma com provas de função hepática, se tem algum problema de retina, que podem trazer problemas de contra indicação a aplicação da droga”, disse à Correio FM. Geraldo Medeiros revelou ainda que torce para que o medicamento tenha êxito no tratamento. “Estamos torcendo para que esse medicamento traga a cura para as pessoas", explicou. 

A prefeita da cidade de Pilõezinhos, Mônica Cristina (PSDB), publicou na quarta-feira (20) um vídeo em seu perfil em uma rede social confirmando que testou positivo para a Covid-19. A prefeita é um dos seis casos confirmados do coronavírus no município. Na publicação, a gestora explicou que está em quarentena, isolada dos parentes, mas que está bem, se recuperando dos sintomas leves que apresentou. Mônica Cristina relatou que está com os sintomas há 10 dias. Por precaução, ela se isolou da família nos primeiros sintomas. A confirmação para Covid-19 só veio na quarta-feira, após resultado do exame.

0 Comments: