HEMONUCLEO DE PICUI INTENSIFICA COLETAS EXTERNAS DE SANGUE NO FINAL DE FEVEREIRO..

HEMONUCLEO DE PICUI INTENSIFICA COLETAS EXTERNAS DE SANGUE NO FINAL DE FEVEREIRO..


 


AÇÃO ACONTECE DIA 29 

Em fevereiro, o Hemocentro da Paraíba está intensificando coletas externas na unidade móvel no interior do Estado, para garantir o estoque de sangue, de forma a atender as demandas de hospitais e unidade de pronto atendimento (UPAs). Para tanto, foi elaborado um cronograma de visitas aos municípios.

Na próxima terça-feira (20), a unidade móvel estará no município de Monteiro para realização de coleta externa de sangue e cadastro de novos doadores de medula óssea. A ação acontecerá das 8h às 16h ao lado do Centro de Atenção à Saúde da Mulher. Já na quarta-feira (21), a ação será no município de Princesa Isabel, onde a unidade móvel será instalada na Praça da Estrela, das 7h às 15h. Ainda haverá coletas externas nos dias 27 e 29 de fevereiro, respectivamente em Itabaiana e Picuí.

A diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, ressaltou que a unidade móvel é uma unidade de coleta itinerante adquirida no ano passado pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde e do Hemocentro, um investimento de cerca de R$ 3 milhões.

O roteiro de coletas externas é previamente definido; e a solicitação do serviço pode ser feita pelo email (hemocentrodaparaiba@yahoo.com.br) por empresas, unidades de saúde, igrejas, universidades e associações, sendo necessário garantir a presença de pelo menos 100 candidatos à doação de sangue.

“A doação de sangue é um ato solidário e de amor que ajuda a salvar vidas. Convidamos aos doadores e quem ainda não é doador para participar da coleta externa na unidade móvel nos municípios de Monteiro, Princesa Isabel, Itabaiana e Picuí. Precisamos de mais doações para suprir a demanda da rede hospitalar e das unidades de pronto atendimento”, afirmou a diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha.

No dia 8 de fevereiro, a cidade de Remígio recebeu a unidade móvel de coleta de sangue. Na ocasião, foram coletadas 85 bolsas de sangue e realizados 26 novos cadastros de doadores de medula óssea.

CRITÉRIOS PARA DOAÇÃO DE SANGUE

» Estar em boas condições de saúde

» Ter entre 16 e 69 anos

» Primeira doação deve ser feita até 60 anos

» Quem tem 16 e 17 deve estar acompanhado do pai ou da mãe

» Pesar no mínimo 50kg

» Estar descansado e alimentado

Fonte: Hemocentro Paraiba.

 

0 Comments: