No total, os números representam uma tentativa de fraude a cada 16,9 segundos, ou 3,5 tentativas por minuto em todo o país. Atenção em comprar online e com o cartão de crédito são dicas para os consumidores

No total, os números representam uma tentativa de fraude a cada 16,9 segundos, ou 3,5 tentativas por minuto em todo o país.
Segundo especialistas do Serasa, o alto número de tentativas de fraudes envolvendo dados pessoais tem relação com a popularização da internet. Um dos fatores que podem gerar risco é o cadastramento que os consumidores realizam em sites de e-commerce não idôneos, promoções falsas que exigem informações pessoais do usuário, além da solicitação de adesões para campanhas teoricamente sérias.
Os setores que mais registraram tentativas de fraude foram a telefonia, com 61,9 mil tentativas de fraude e serviços (construtoras, imobiliárias e seguradoras), com 46,9 mil tentativas de golpe.
Segundo especialistas do Serasa, uma das principais dicas é de que os consumidores rasguem notas, recibos ou outros documentos que tenham o número de seu CPF antes de jogá-los no lixo.
Os consumidores também devem prestar atenção ao entregar o cartão de crédito aos vendedores de lojas, evitando a distração para que um possível vendedor não pratique irregularidades com o cartão.
Veja abaixo dicas para que os lojistas não caiam em golpes praticados pelos bandidos:
*Pedir sempre dois documentos originais (como RG, CPF, Carteira de Habilitação);
*Verificar inconsistências nos documentos apresentados. Por exemplo, se a foto é recente, porém a data de emissão do RG é de quando a pessoa tinha 10 anos de idade ou vice-versa;
*Procurar confirmar se as informações fornecidas pelo cliente são verdadeiras, analisando atenciosamente se o nome apresentado nos documentos é o mesmo que consta no comprovante de residência;
*Solicitar ao cliente o número do telefone residencial e faça a checagem dos dados naquele instante;
*Consultar alguma ferramenta de prevenção a fraudes disponível no mercado;
*Se a suspeita de fraude for grande e o comerciante não se sentir seguro com a venda, é recomendável pedir que uma parte ou todo o pagamento seja feito à vista.
Correio PB
0 Comments:
Postar um comentário